As origens do povo brasileiro

16/08/2011 13:09

 

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, neste caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, dentre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população dos mesmos era de quase 2 milhões de índios.

Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.

Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegar ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos 4 milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.

Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Tópico: As origens do povo brasileiro

origens do povo brasileiro

diniz | 12/03/2014

nossa continuem assim !! e muito bom .
Obrigado ajudou muito

Re:origens do povo brasileiro

diniz | 12/03/2014

que estranho hj e dia 11/03/14 e ta aparecendo 12/03/14
kkkkkkkkk

origem dos povos brasileiro

anderson | 25/02/2014

eu gostei muito desse texto merece nota 100 pq ajudar muto nos estudos

Re:origem dos povos brasileiro

gigante | 25/02/2014

vai tomar no cu

Re:Re:origem dos povos brasileiro

anderson | 12/03/2014

vai vc e para de xingar me ajudou muito

Re:Re:origem dos povos brasileiro

victor araujo | 09/06/2014

epa olha a palavra !!

ORIGENS DO POVO BRASILEIRO

GIDIANE | 12/09/2013

VOLTA DO SECULO XIX, OGOVEMO

Re:ORIGENS DO POVO BRASILEIRO

anderson | 25/02/2014

da hora ne

Re:Re:ORIGENS DO POVO BRASILEIRO

diniz | 12/03/2014

sim
e dahora né

Re:Re:ORIGENS DO POVO BRASILEIRO

Mikaelly | 29/04/2014

Não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk _l_

<< 1 | 2

Novo comentário