Rio de Janeiro: favelas crescem mais que a cidade

16/08/2011 12:14

De acordo com dados do Censo 2010 divulgados semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), algumas das maiores favelas do Rio de Janeiro tiveram aumento populacional acima da média da cidade na última década.

A população da Rocinha, por exemplo, localizada na zona sul da cidade, aumentou 23% nos últimos 10 anos. Isto é, de 56,3 mil habitantes, passou a ter 69,3 mil. Em Maré e no Complexo do Alemão, que na divisão oficial do município são classificados como bairros, o crescimento também foi bastante acentuado. Maré, na zona norte, é a favela mais populosa, com 129,7 mil habitantes, 14% a mais do que tinha em 2000 - o que faz deste o nono bairro mais populoso da cidade. Já o Complexo do Alemão, também localizado na zona norte, cresceu também, mas foi o único em que a taxa de crescimento foi abaixo da registrada na cidade. Passou de 65 mil habitantes para 69,1 mil, o que reflete uma taxa de crescimento de 6,3%. Enquanto que a cidade do Rio cresceu 7,9% na última década.

O bairro da Mangueira aumentou a população em um terço, mas nem todos vivem na favela. Na Cidade de Deus, favela que é considerada um bairro, a população diminuiu em 3,95%.

Os dados do Censo 2010 também mostraram alta concentração de crianças em bairros onde há grandes favelas. Na Mangueira, 27,9% são crianças. No Complexo do Alemão e na Maré, um em cada quatro moradores é criança.

Tópico: Rio de Janeiro: favelas crescem mais que a cidade

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário